Nunca, JAMAIS faça isso no seu processo! – Peritia Associados

Nunca, JAMAIS faça isso no seu processo!

Era 16:40 e eu estava em reunião com a equipe discutindo as estratégias possíveis diante da recente decisão do TST no Recurso de Revista da ação nº 101306-17.2017.5.01.0049 (relator o Ministro Ives Gandra Martins Filho) até que…

*vrumm…vrumm…”

Dei uma espiadinha rápida no celular e vi que recebi uma mensagem no WhatsApp de um cliente pontual:

Caio, Posso te ligar URGENTE?”

Naquele instante, minha mente foi a mil por hora! Solicitei licença da reunião e liguei…

Assim que desliguei, arremessei o celular com desgosto na mesa e voltei a focar na reunião, mas agora, com uma situação prática sobre o tema que discutíamos.

Mas porque estou te contando tudo isso?

Bom, apenas para contextualizar, nosso cálculo apresentado no processo estava praticamente idêntico ao do Perito Oficial. Cálculo homologado, valor parcialmente pago, tudo correndo conforme o planejado.

Mas sem nos consultar, o cliente contestou nos autos requerendo a “nova decisão sobre índice de correção”. O que ele não esperava, é que o novo laudo pericial apontaria que o seu cliente deveria DEVOLVER R$ 7.485,12.

E sabe porque arremessei o celular na mesa chateado com a situação?

Porque quando elaboramos um cálculo, nosso cliente paga apenas uma vez, na entrega do cálculo, mas consideramos que o serviço não termina ali, então poderíamos analisar eventual alteração de índices e evitar sem nenhum custo adicional essa situação desagradável que o meu cliente teria que enfrentar com o cliente dele.

Nós acompanhamos toda execução, até o arquivamento, fornecendo subsídios em pareceres técnicos para impugnações, embargos, agravos e qualquer outra situação que venha surgir.

Por isso digo, nunca, JAMAIS solicite alteração do índice no seu processo sem entender as consequências.

No infográfico abaixo, elaborei um demonstrativo comparando as 4 alternativas que estão vigentes hoje para que você possa ter uma ideia de como pode se comportar uma dívida na prática.

Mas atenção: A data de vencimento da verba, afeta esse comportamento! Então, consulte sempre o seu assistente técnico.

Agora, vou focar aqui, pois o processo já voltou para vistas à Decisão.

Um grande abraço.

Por: Caio Paoli